“Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” Hebreus 3:15
“Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; Eis o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.” II Cor. 6.2
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1.
Procrastinação é o ato de adiar, demorar, usar de delonga para fazer algo, deixar para depois, deixar para amanhã, o famoso: “depois eu faço”.
A procrastinação é uma doença que tem como causas desde a falta de tempo, imprevisto, incapacidade, até desorganização ou irresponsabilidade.
Quando alguém tem que fazer algo de última hora, ou não consegue fazer porque deixou para mais tarde, logo vem os sintomas da procrastinação: angústia, irritação, isolamento, insônia, tornando as pes-soas infelizes e deprimidas pelos deveres não cumpridos.
As consequências da procrastinação são terríveis e incidem, primeiramente, sobre o próprio procrastinador ocasionando-lhe a perda de oportunidades, de crédito, de amigos e até da própria vida. Além disso, pode desencadear uma série de prejuízos a segundos e terceiros, comprometendo uma organização e até um sistema.
O pior de tudo é que a procrastinação pode tornar-se crônica. Se isso ocorrer, pode afetar o caráter. Consequentemente, a pessoa torna-se insensível, apela para a mentira e a desonestidade a fim de justificar seu modo de agir.
Esse mal tem proliferado assustadoramente hoje em dia, tornando-se impossível uma estatística precisa do número de pessoas por ele afetadas.
A boa notícia é que procrastinação pode ser evitada pelos mais jovens e até curada, quando ainda não se tornou crônica. Isso não se faz com medicamentos caros, nem com milagres, mas com exercícios espirituais da consciência e da vontade, praticados diariamente. Deve-se ter o controle de assumir apenas compromissos para os quais se tenha capacidade e possibilidade de realizá-los, estabelecer prioridades, distribuir e executar cada tarefa a seu próprio tempo.
Se a cura for buscada com seriedade e a tempo, os resultados serão notados desde os primeiros passos. Uma sensação de paz, de bem-estar e de elevação da autoestima será experimentada pela pessoa.
Caso contrário, nenhuma pessoa pode ser plenamente feliz e bem su-cedida, se adotar como lema de vida o canto monótono do pássaro noturno, curiango: “amanhã eu vou”.
Rev. Iziquiel Mathias da Rocha (Escrito em 1996)
28-07-2013