A IGREJA DE CRISTO

Ao chegar ao final de mais um ano eclesiástico, muitos são os motivos para agradecermos a Deus. A igreja é a entidade que nasceu para ser vitoriosa porque o Senhor Jesus foi quem a edificou, ela é propriedade dEle e Ele garantiu: “…Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt. 16:18).

O conselho da igreja é a diretoria eleita pela igreja para administrá-la, para dirigir os trabalhos, para ensinar, para aconselhar, para orar pelos irmãos em suas mais diversas necessidades. Juntamente com o pastor, esses homens foram escolhidos pelo Espírito Santo para cuidar do rebanho (Atos 20:28). E a igreja caminha na medida que o conselho cumpre o seu papel.

A mesa diaconal é forma pelos diáconos, também eleitos pelos irmãos, com a finalidade de cuidar da parte material da igreja. Eles é que dão condições do funcionamento dos trabalhos, pois desde a abertura do templo, cuidados com a manutenção do todo o mobiliário e ordem
durante as atividades são da responsabilidade dos diáconos.

A Escola Dominical é um importantíssimo departamento da igreja cuja finalidade precípua é o Ensino da Palavra de Deus. Para isso há uma diretoria que planeja e executa ações para que haja aprendizado eficaz e integração de novos membros e pessoas das mais diversas idades. Todos que participam da Escola Dominical cooperam para a formação doutrinária que firma as raízes da vida espiritual e do amor à denominação.

As sociedades internas, seja mocidade, varonil ou senhoras, cooperam para a comunhão, a diversidade de trabalhos, atendendo aos interesses de cada faixa etária masculina ou feminina. Além de contribuírem decisivamente para os trabalhos gerais, as sociedades internas formam espaços importantes de aprendizado e treinamento para os ministérios da igreja.

O grupo do ministério do louvor que se ocupa especificamente da parte musical que glorifica a Deus, edifica e anima a igreja. Que seriam os cultos sem a música? É algo diretamente ligado ao culto e que tem uma tarefa de muita responsabilidade. Tocar um instrumento, montar aparelhagem e ter um compromisso semanal com sol ou chuva, calor ou frio, é obra de quem quer glorificar a Deus.

Igreja é conjunto. Como disse Paulo: “a justa operação de todas as partes promove o crescimento do corpo de Cristo”. Deus recompense cada irmão que participou de alguma forma nos trabalhos da igreja neste ano.

Rev. Iziquiel Mathias da rocha

Deixe uma resposta