Pela 5ª vez, dizemos que a conversão é mudança da mente, do sentimento e da vontade. E que conversão liberta-nos de hábitos e vícios que prejudicam nossa saúde física. Hoje, trazemos um exemplo apenas, terrivelmente desastroso para a saúde, algo que não deve fazer parte da vida de um cristão verdadeiramente convertido: a bebida alcoólica.
As principais complicações clínicas descritas são:
1. Sistema Digestivo (boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos): A alta dose de álcool, em geral, provoca anormalidade na parede do intestino, redução na capacidade de absorção intestinal de nutrientes e interferência no metabolismo celular das vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro.
2. Estômago – gastrite aguda, erosões da parede gástrica, hemorragias…
3. Fígado – as funções hepáticas alteradas, quadros de esteatose hepática, sinais clínicos de icterícia e mal-estar, hepatite alcoólica, febre…
4. Pâncreas – a bebida alcoólica é responsável por 75% dos casos de pancreatite crônica. Pode provocar náuseas, vômitos, febre, etc.,
5. Sistema Cárdio Vascular – o álcool tem efeito direto sobre o coração. A desnutrição frequentemente associada ao alcoolismo crônico afeta o funcionamento cardiovascular.
6. Sistema Nervoso Central
6.1 Neuropatia periférica – Dores e alterações na sensibilidade dos membros inferiores e superiores, bem como fraqueza motora.
6.2 Ambliopia tóxica – Inflamação do nervo óptico, com falhas progressivas da visão central e não distinguir cores, principalmente verde e vermelho.
6.3 Encefalopatia Wernicke – Perturbação do equilíbrio, desorientação no tempo e no espaço confusão mental e paralisia de músculos oculares.
6.4 Síndrome de Korsakoff – Perda de memória, desorientação tempo-espacial.
6.5 Degeneração Cerebral – Falta de habilidade no andar, movimentos oculares anormais, prejuízo nos reflexos tendinosos.
6.6 Mielinólise Central Pontina – Caracteriza-se por dificuldade para deglutir, articular palavras e falar. Paralisia de músculos oculares, falta de reação corneana, prejuízo da marcha e morte.
6.7 Síndrome Demencial Alcoólica – Atrofia global do cérebro, grandes pre-juízos da memória, da atenção, da orientação tempo-espacial.
7 – Sistema Músculo-Esquéletico – Dor, sensibilidade muscular aumentada, fraqueza muscular, osteoporose precoce, miopatia crônica.
8. Pele – Os dependentes de álcool são propensos à várias doenças de pele, incluindo a psoríase (descamação crônica da pele), eczema.
Conclusão – Os verdadeiros cristãos são libertos do alcoolismo pelo poder do Senhor Jesus, que disse: “Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo. 8,36). EF. 5.18: “Não embriagueis… enchei-vos do Espírito Santo.”
Rev.Iziquiel Mathias da Rocha
01/09/2013