O PREGADOR DA PALAVRA

“João Calvino, Amor à Devoção, Doutrina e Glória de Deus” é um livro editado por Burk Parsons e apresentação de Iain Murray, publicado pela Editora Fiel, da qual destaco, hoje, uma síntese do capítulo 06, da autoria de S. J. Lawson, “O Pregador da Palavra de Deus”, 10 características da pregação de Calvino.

1ª – A pregação de Calvino era bíblica em seu conteúdo – Calvino mantevesse firme no principal fundamento da Reforma, “somente a Escritura”. Para ele, o principal mandato de um pastor era pregar a Palavra de Deus.

2ª – A pregação de Calvino seguia um padrão sequencial – pregar livros inteiros da Bíblia era seu método, pregar Velho e Novo Testamento, “todo conselho de Deus”. Nenhuma doutrina deixada de lado; nenhum pecado, ocultado; nenhuma promessa menosprezada.

3ª – A pregação de Calvino era direta – concentrava-se no ensino principal. Calvino introduzia de imediato seus ouvintes no texto bíblico. Não havia frases desperdiçadas, “cada palavra era valiosa”.

4ª – A pregação de Calvino era extemporânea em sua apresentação. Não levava ao púlpito um rascunho, um esboço escrito. Ele queria que sua mensagem fosse natural, cheia de paixão, enérgica e envolvente. Acreditava que assim a pregação cumpriria mais o seu objetivo.

5ª – A pregação de Calvino era exegética em sua abordagem. Ele insistia em que as palavras da Escritura fossem interpretadas conforme o seu ambiente histórico, seu contexto bíblico, as línguas originais e a gramática.

6ª – A pregação de Calvino era acessível em sua simplicidade. Sua mensagem alcançava as pessoas mais comuns. Ele escreveu: “Os pregadores devem ser como pais que dividem o pão em pequenos pedaços para alimentar os filhos”.

7ª – A pregação de Calvino possuía um tom pastoral. O reformador aplicava calorosamente as Escrituras, com exortações amáveis, na intenção de estimular o rebanho a seguir a Palavra de Deus. Ele era acima de tudo, pastor.

8ª – A pregação de Calvino era polêmica em sua defesa da verdade. Disse ele: “Afirmar a verdade é apenas metade do ofício de ensinar… exceto quando todas as mentiras do Diabo são também dissipadas”.

9ª – A pregação de Calvino era cheia de paixão em seu alcance. Ele possuía uma enorme paixão por alcançar as almas perdidas através de suas mensagens. Apelava aos pecadores a se renderem à misericórdia de Deus.

10ª – A pregação de Calvino era doxológica em sua conclusão. Seus sermões eram teocêntricos e seus apelos conclusivos eram sinceros e amorosos. Ele deixava seu povo frente a frente com Deus e dizia: “Prostemo-nos todos ante a majestade de nosso grande Deus”.

Calvino fez de seu púlpito um trono onde a Palavra de Deus reinava guiando os corações no esforço de reformar a igreja.

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha

20/10/2013

Deixe um comentário