O CONHECIMENTO DE DEUS NA VIDA

Conhecer a Deus deve ser a sede e a fome de cada cristão, individualmente. Seu lema deveria ser: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer o Senhor…” A igreja tem atravessado séculos, porque tem tido suficiente conhecimento de Deus para conduzir-se espiritualmente. A igreja nunca pode considerar-se satisfeita com o mínimo da verdade, deve aprofundá-la sempre. E o conhecimento de Deus se torna mais profundo quando faz parte de nossa experiência.

A principal fonte de informação sobre Deus é a Bíblia. Esta é a primeira e mais importante fonte do conhecimento de Deus, porque é a revelada e inspirada por Deus. E é na Bíblia que se encontra tudo que Deus quer que saibamos a respeito Dele e o que Ele requer de nós. Sua Palavra é tão clara que todos podem entendê-la; é inerrante, não contém erros ou contradição; é necessária, porque só a Bíblia tem as resposta de que o ser humano precisa; e é suficiente, porque não precisamos de outra informação além do que Ela nos fornece. Conhecer a Deus, portanto, implica ler, estudar e aplicar ensinos Bíblia no dia a dia. O conhecimento de Deus na vida é experimentado na aplicação dos ensinos da Bíblia e como eles são práticos e eficazes.

Outra forma para se conhecer a Deus é através da oração. Deus fala conosco em Sua Palavra e nós falamos com Ele na oração. Um diálogo é estabelecido entre o pecador redimido e Deus. Este diálogo é estabelecido pela ação do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo atua na vida de uma pessoa e ela se converte, ela entra em comunhão direta com Deus. Por isso tem prazer na oração. Como diz Paulo: “…não recebemos o espírito de escravidão para outra vez estarmos em temor, mas recebemos o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rom.8. 15-16).

Ler a Bíblia e orar são ações intimamente ligadas. Fazem parte da vida cristã. Assim, o Espírito Santo agirá em nossa vida. E com ação de Espírito Santo, a leitura Bíblia e oração tornam-se um prazer e uma busca ainda mais intensa. Da Leitura da Bíblia e da oração, provém o conhecimento mais profundo de Deus. Da profundidade desse relacionamento resultam as experiências pessoais positivas: sentimos Deus mais perto de nós; as adversidades são enfrentadas com tranquilidade; o nosso prazer é o envolvimento com a igreja; nossas ações serão sempre pautadas pelos princípios bíblicos; o interesse pelo próximo se revelam em ações concretas; enfim, Deus se torna uma realidade na vida.

O verdadeiro conhecimento de Deus pressupõe vidas transformadas e a serviço de Deus.

Iziquiel Mathias da Rocha – 12/10/2014

Deixe um comentário