ANIVERSÁRIO DA IGREJA PRESBITERIANA

No dia 11 de fevereiro a Igreja Presbiteriana Conservadora completou 74 anos de fundação. É data comemorativa estabelecida pela Constituição e Ordem da denominação, a qual visa agradecer a Deus e reforçar sua razão de ser. A Igreja Conservadora não tem a pretensão de ser a única e nem a melhor igreja evangélica, mas, como diz em sua Constituição e Ordem, “um ramo da legítima igreja de Cristo”.

Ela reconhece e mantém comunhão com todas as igrejas que pregam fielmente a Palavra de Deus. Em 11 de fevereiro de 1940 foi organizada a igreja, com 05 ministros, 22 presbíteros, 21 diáconos, 11 igrejas e 741 membros. Seu hino oficial foi “Campeões da Peleja Sagrada” e sua divisa Judas v. 3.

Ainda hoje é uma pequena igreja, porém muitas almas já foram salvas através do seu ministério. Um número grande de pessoas que aqui se converteram e se tornaram membros, hoje estão servindo a Deus em outras denominações de cidades, estados e até países, para onde transferiram residência. O Seminário Presbiteriano Conservador, em São Bernardo do Campo – SP, continua formando os pastores da denominação e de outras igrejas irmãs, com qualidade de ensino. Seu quadro de professores compõem-se de bacharéis, mestres e doutores em Teologia que ministram aulas em conceituadas instituições de igrejas irmãs.

A unidade da denominação é outro motivo para darmos graças a Deus. Todos os seus pastores são formados pelo seu seminário e permanecem fiéis aos ideais dos fundadores: compromisso com a Palavra de Deus. Presentes em vários estados, com sínodos, presbitérios diversos ainda falamos a mesma linguagem e mantemos a posição Conservadora, em plena comunhão, em harmonia administrativa e teológica. As estruturas de nossas instituições têm melhorado consideravelmente. As igrejas locais têm construído belos e confortáveis templos, tem boa aparelhagem de som, instrumentos musicais, tem casas pastorais, tem dado sustento aos seus pastores e contribuído para a obra geral. A administração e sustento do Seminário, do Departamento Missionário, do Jornal “O Presbiteriano Conservador” tem melhorado a cada dia.

A Igreja amadureceu neste sentido. As Igrejas e suas instituições internas têm realizados trabalhos importantes pelo seu conteúdo, pela qualidade dos seus preletores, pelo número de pessoas alcançadas, pela tecnologia empregada, pelos locais e formas de hospedagem. É necessário refletir sobre os ideais de nossa origem.

Lembrar da fidelidade a Deus, das lutas para se estabelecer como denominação, do compromisso de trabalho, do objetivo evangelístico de nossos irmãos do passado, daqueles pastores e presbíteros. Que lições eles deixaram? Há exemplo a ser seguido? Que diferença fará o meu nome nesta história? Que Deus seja louvado!

Iziquiel Mathias da Rocha – 01/02/2015

 

Deixe um comentário