PARA SER SALVO É PRECISO IR À IGREJA?

Recentemente alguém me fez esta pergunta. Minha resposta imediata foi: “não”. Estar dentro de uma igreja não é garantia de ser salvo. Muitas pessoas já passaram pela igreja, disseram até terem dons e estarem cheios de obras, profetizarem, fazerem milagres, expulsarem demônios, mas não foram salvas. Disse Jesus: “Nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino de meu Pai… apartai-vos de mim porque não vos conheço” (Mat. 7.21-23).

Quem será salvo somente Deus sabe, com certeza. Ninguém pode julgar a outra pessoa. Quem for lá no céu vai encontrar pessoas que jamais pensou que pudessem estar lá; e vai procurar muitas pessoas que eram tidas como certas de que estariam lá, mas não foram. O Senhor Jesus disse que trigo e joio estarão juntos. No último dia, os anjos é que vão separá-los (Mateus 13. 36-43).

Pelo contexto bíblico, pode-se entender que a “salvação” de uma pessoa é algo pessoal, exclusivamente entre ela e Deus, tem como causa a graça de Deus, tem como base o sacrifício de Cristo, como meio a fé (Efésios 2.8-9). A conversão de uma pessoa a Cristo é obra do Espírito Santo na mente, no coração e na vontade. Na mente, gerando convicção pela Palavra de Deus; no coração, operando a satisfação de se entregar a Deus para servi-lo; na vontade, uma decisão de jamais retroceder ao caminho do erro. Por isso, conversão é chamada de novo nascimento.

Por outro lado, fazer parte da igreja é imprescindível ao cristão. Jesus disse: “quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16.16). Ser batizado implicava fazer parte da igreja. Com relação a isso, o Senhor Jesus disse: “Aquele que me confessar diante dos homens eu confessarei diante de meu Pai que está no céu; aquele que me negar diante dos homens eu negarei diante de meu Pai que está no céu” (Mat.10.32-33).Os cristãos primitivos estavam todos os dias na igreja (Atos. 2.42-47). “Não deixemos de congregar como é costume de alguns…”, diz a Palavra de Deus (Hebreus 10.25). O Salmista disse: “Vale mais um dia nos teus átrios (templo) do que mil em outro lugar” (Sal.84.10).

A Igreja é uma instituição tão importante que Cristo morreu por ela (Atos 20.28); Ele disse: “edificarei a minha igreja” (Mat.16.18); Ela é chamada de corpo de Cristo e os crentes de membros dele (Romanos 12.4-8). Como pode existir uma mão, ou um pé, um membro, amputado do corpo?

A igreja é a agência de Deus para a salvação das almas e preparação delas para, um dia, irem morar no céu. Fazer parte da igreja, como um membro atuante, é participar no mais elevado projeto de Deus: a salvação dos pecadores para glória dEle.

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha. 03/08/2014.

Deixe um comentário