SÓ JESUS!

O Evangelho é polêmico. Sempre que alguém fala em religião provoca polêmica. Para evitar isso é que são criadas novas versões do evangelho, novos métodos de pregação, novas traduções da Bíblia, novos modelos de cultos, novas igrejas ou comunidades e multiplicam-se as abordagens dos ensinos de Jesus, ao sabor das preferências.

“Sorria, Jesus te ama!” “Deus te ama!” “Deus é fiel!” São alguns dos slogans do evangelho para todos os gostos, sem confrontos de opiniões. É a pregação do vem como estás e permaneças como estás.

Deus é obrigado a me abençoar, Ele é amor, Ele prometeu, eu sou filho do rei não posso viver pobre. Se Ele existe e é tudo isso, se Ele prometeu, não pode negar, Ele tem que me abençoar.

Deus tem que me abençoar com que tipo de bênçãos? Saúde, bom relacionamento familiar, prosperidade financeira, proteção no lar, segurança física, libertação de certas adversidades e muitas outras graças. Essa abordagem serve para evangélicos, católicos, espíritas, budistas, partidários de candomblés, de filosofias várias e até para ateus. É o evangelho do aqui e agora.

Aqui e agora é a realidade, é o social, é o imediato. Já se afirmou: “Por que oferecer uma torta no céu quando o ser humano precisa é de um pedaço de pão agora?” Mas isso é antropocêntrico e efêmero. Mira unicamente a satisfação física do homem e não a salvação de sua alma. O evangelho tem sua dimensão social e as bênçãos do agora são uma realidade, mas o divino Mestre estabeleceu a prioridade: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

Nada se compara ao valor da salvação da alma. As bênçãos do “aqui e agora” são horizontais, acabarão aqui na terra. Por mais que uma pessoa viva, com a melhor qualidade de vida, a maior riqueza, todo sucesso possível, tudo acabará com sua morte. Por isso o Senhor Jesus veio prover vida eterna. É a grande bênção, a vertical, a ligação do pecador a Deus através de Cristo, a ponte entre a terra e o céu. Uma eternidade feliz, portanto, só através de Jesus.

Eis, então, a polêmica do evangelho: Jesus único Salvador e único Mediador entre Deus e o ser humano? Pode ser polêmico, obsoleto, mas é o evangelho da Bíblia, ensinado por Cristo e seus apóstolos, que garante salvação ao pecador. É o Evangelho da mudança da mente, do coração e da vontade, o qual leva o homem a trocar o “aqui e agora” pela vida eterna, “Porque nem em cima no céu, nem embaixo, na terra, não há outro nome pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha

06/04/2014

Deixe um comentário