75 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA

No dia 11 de fevereiro, a Igreja Presbiteriana Conservadora completou 75 anos. A Assembleia Geral decidiu promover trabalhos alusivos à origem e propósito desta denominação, com palestras e cultos de gratidão a Deus, em todos os presbitérios.

A IPC não tem a pretensão de ser a única e nem a melhor igreja evangélica, mas, como diz em sua Constituição e Ordem, “um ramo da legítima igreja de Cristo”. Ela reconhece e mantém comunhão com todas as igrejas que pregam fielmente a Palavra de Deus. Como igreja reformada, calvinista, ela adota os Catecismos e a Confissão de Fé de Westminster, crendo, portanto, na inspiração plenária, infalível, inerrante e suficiente da Bíblia, Antigo e Novo Testamentos, como regra única de fé e conduta.

A Igreja Conservadora teve sua origem, como denominação, a partir de uma reunião do Sínodo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, realizada na Primeira Igreja de São Paulo, de 15 a 28 de janeiro de 1938, quando foram feitas duas consultas: uma do Rev. Alfredo Alípio do Vale e outra do Presbitério do Oeste. Ambos perguntavam: Podemos licenciar e ordenar pastores que negam as penas eternas, que afirmavam o aniquilamento da alma? E os que negam isso, como ficam? A resposta do Sínodo foi que não deveriam ordenar pastores com tais pensamentos. Como o assunto provocou polêmica no plenário, foi proposto que o jornal da denominação promovesse amplo debate sob o tema, com publicações respeitosas de oficiais e membros. Foram nomeadas também comissões para estudos e publicações.

Isto foi realizado durante dois anos. Inclusive criou-se o jornal “O Presbiteriano Conservador”, porém as partes não chegaram a um acordo. Aliás, com os debates, dúvidas e negação da Palavra de Deus tornaram-se evidentes. Inconformados, os conservadores decidiram formar a Igreja Presbiteriana Conservadora.

Em 11/02/1940 foi organizada a igreja, com 5 ministros, 22 presbíteros, 21 diáconos, 11 igrejas e 741 membros. Seu hino oficial foi “Campeões da Peleja Sagrada” e sua divisa Judas v. 3. Hoje, a Igreja Presbiteriana Conservadora tem 2 sínodos, com 8 presbitérios; está nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do sul, Rondônia, Acre, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Tem suas federações e confederações de jovens e de senhoras. Seu Departamento Missionário atua em vários pontos do país, inclusive entre indígenas. Seu Seminário Presb. Conservador, com professores Bacharéis, Mestres e Doutores em Teologia, forma os pastores de nossa igreja e de igrejas irmãs. “O Presbiteriano Conservador” continua sendo um testemunho da posição bíblica, do evangelho histórico. “Batalhar pela fé uma vez dada aos santos” (Jd.v.3) é dever de todo verdadeiro cristão.

Iziquiel Mathias da Rocha – 29/03/2015

Deixe um comentário