A REFORMA RELIGIOSA – VIII

Dia da Reforma, 31/10/1517, marco do resgate da posição bí-blica da Igreja que Cristo instituiu. Veja algumas das doutrinas resgatadas.

1 – Sola Scriptura (Somente a Escritura).
A Bíblia é única fonte e norma para o cristão. Ela é a base dos ensinamentos. A Bíblia está acima da tradição, da razão, do pragmatismo, da cultura, acima de tudo. A Escritura é única pa-lavra autorizada por Deus em matéria de fé.

2 – Solo Christi (Somente Cristo).
Somente Cristo pode salvar (At. 4.12); Cristo é o único mediador en-tre o homem a Deus (ITm. 2.5); somente por Jesus o homem é justi-ficado diante de Deus (Rm. 5.1). Nenhum santo, nem Maria, nem sacerdote algum, nem o Papa pode perdoar pecados, determinar a salvação ou interceder por nós (Jo. 14.6).

3 – Sola Gratia (Somente a Graça).
A salvação é obra exclusiva da graça de Deus. Cego, escravo, mor-to espiritualmente, o pecador não quer e não pode salvar-se por si mesmo. A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Ef. 2.8-9). “Ninguém pode vir a mim… se meu Pai não trouxer” (Jo. 6.44).

4 – Sola Fide (Somente a Fé).
Somente pela fé o homem é justificado, tem a garantia da vida eter-na e submete toda sua vida Deus. “Porque nele se descobre a justi-ça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé”. Rom. 1.17. A fé salvadora é confiança plena no sacrifício de Jesus Cristo. Não é por mérito próprio, boas obras, e muito menos por pe-nitência ou indulgência (Ef. 2.8-9).

5 – Soli Deo Glória (Somente a Deus a Glória)
Somente Deus pode receber glória (Sal. 29.8; Lc. 2.14; Rm. 11.36), pois tudo vem dEle: a graça comum (Sal. 19.1; Mt. 5.45), a graça salvífica (I Co. 6.20). Prestar culto ou se ajoelhar somente diante de Deus; nem santos, nem anjos, nem Maria e nem o Papa podem usurpar a exclusividade da glória de Deus. Louvor e adoração só a Deus. “A minha glória não darei a outro…” (Isaias) 42.8.

Rev. Iziquiel Matias da Rocha

25/11/2012

Deixe um comentário