Daniel foi escolhido para viver uma vida de rei, tendo faculdade particular de graça, com garantia de emprego no primeiro escalão do maior império do mundo. Ele foi premiado. Uma
proposta irrecusável. Mas, ele optou por ser fiel a Deus. “Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel” (Daniel 6.4).
Viver com fidelidade exige discernimento. Qual era o problema de comer carne e beber o vinho do rei? Nenhum. Porém, por trás daquela mesa real estava a rendição da fé, uma participação na mesa dos ídolos. Deve ser o princípio válido, hoje, sobre o sexo antes do casamento, fidelidade nos dízimos, nos negócios, na santificação do seu corpo como templo do Espírito Santo.
Viver com fidelidade exige uma atitude firme, ousada, corajosa. Você tem que tomar essa decisão antes de qualquer experiência. Isso tem que ser absoluto para você. Você não pode ser guiado nem pelos aplausos, nem pelo grito da multidão. Tem que ser como os três amigos de Daniel que estavam prontos para morrer pela sua fidelidade a Deus.
Viver com fidelidade exige correr riscos. Eles companheiros arriscaram a própria vida. Eles preferiam perder a vida, a violar sua consciência. Preferiram a morte ao pecado. Agiram por fé. Deus foi honrado e eles abençoados.
Viver com fidelidade exige perseverança. Daniel e seus companheiros não desistiram de seus propósitos diante das dificuldades. Eles não cogitaram em outra possibilidade. A fé e a fidelidade do crente devem ser inegociáveis.
Boas amizades podem ajudar a manter a fidelidade. Apertados pelo mandato do rei, eles correm para os seus companheiros e buscam a Deus em oração. Pessoas precisam de Deus, mas pessoas precisam também de amigos, de alguém para abrir o coração, para servir de suporte. Quem está ajudando você a viver a vida cristã? Ou, a quem você está ajudando a viver melhor hoje? Você pode ser ajudado ou ajudar alguém a ser fiel a Deus.
Deus abençoa as pessoas que são fiéis a Ele. Livrou Daniel dos leões e livrou seus companheiros dentro da fornalha. Deus é fiel. Não transija com Deus. Não deixe as amarguras tomarem conta do seu coração pelas injustiças sofridas. Não deixe que o sucesso suba a sua cabeça. Seja fiel a Deus na sua vida de oração, no dízimo, no casamento e faça prova da fidelidade de Deus em lhe abençoar.
Iziquiel Mathias da Rocha