A TECNOLOGIA DE DEUS -6º

A palavra de Deus se faz cada dia mais acessível às pessoas. A tecnologia é fundamental para a evangelização e também divulgar o reino de Deus a todo o momento. O rádio e televisão,
dois excelentes meios de comunicação do Evangelho, largamente utilizados hoje, vêm sendo amplamente superados pela internet. Hoje os dispositivos eletrônicos como o mp4, celulares, Ipad, notebook, já deixaram o rádio e a televisão muito distante.

Qualquer pessoa que tenha às mãos um celular smartphone ou um tablete utiliza diariamente um grande número de aplicativos para as mais variadas funções. Além de contato com amigos pelo Facebook ou WhatsApp, aplicativos com teor religioso têm se tornado cada vez mais comuns. Essa é uma revolução tecnológica muito forte que não se pode prever a dimensão. É um benefício para os crentes desenvolverem a acessibilidade aos textos fundamentais do Cristianismo e excelente oportunidade para evangelização. Irmãos podem receber os conteúdos das mensagens bíblicas, anotações do sermão e as letras dos hinos religiosos através do Bluetooth, Wi-Fi, banda larga e outras formas de conexão.

Agora, o mais recente lançamento é o “SoulPulse”, (Pulso da Alma) foi idealizado pelo o pastor presbiteriano John Ortberg e desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Connecticut. A ideia do aplicativo é “medir” e estimular nos usuários um maior conhecimento de sua vida espiritual. A proposta é análoga à dos já conhecidos aplicativos de fitness, que ajudam atletas e pessoas comuns a medirem e controlarem sua atividade física, ciclos de sono e alimentação.

Para que a medição seja feita, o aplicativo proporá diariamente, durante duas semanas, duas pequenas pesquisas sobre temas como o relacionamento com o próximo, segurança emocional, estado de saúde, a percepção de estar em paz com Deus e o sentimento de
realização espiritual.

As respostas dessas pesquisas criam um perfil que serviria para “medir” a espiritualidade do usuário do aplicativo, ajudando-o a “medir o pulso” de sua alma. Com base nessas pesquisas, um relatório final poderá ser gerado, com dicas para melhoria da vida espiritual.

Segundo o Washington Post, a equipe de desenvolvimento do aplicativo conta com psicólogos e sociólogos que baseiam suas pesquisas das práticas espirituais no conceito cunhado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi sobre os fluxos da vida.

A tecnologia jamais superará a comunhão, a Bíblia, o estar na casa do Senhor.

Rev. IZIQUIEL DA ROCHA

Deixe um comentário