CONVERSÃO E A SAÚDE (8º)

Durante alguns domingos abordei este tema. Com certeza, não foi completo, dada sua amplitude. Hoje quero expor algumas conclusões, na esperança de que a igreja possa refletir e buscar aos pés do Senhor uma vida mais saudável física, psicológica e espiritualmente.

Enfermidades podem ter causas puramente físicas, circunstâncias naturais. Sua causa remota foi a entrada do pecado no mundo e a consequente corrupção da natureza humana e do meio ambiente.

As causas mais próximas podem ser genéticas, alimentação inadequada, desnutrição, excesso de trabalho, falta de exercícios físicos, idade avança-da, vícios em geral, poluição, clima, miséria econômica, contaminações múltiplas, etc. Tudo isso, faz parte do meio em que vivemos a afeta nossa saúde. Não é ação imediata do diabo, nem falta de fé, nem falta de oração, nem castigo de Deus; são causas naturais. Grandes homens de Deus tiveram enfermidades em todos os tempos. Para cura física, deve-se procurar o médico. Jesus disse: “Os são não necessitam de médicos, e sim os doentes.” (Marcos 9.2).

Há doenças psíquicas, depressões, estresses e outras muito comuns hoje. Essas também estão ligadas a distúrbios orgânicos, carga muito grande de problemas, relacionamentos transtornados, pressões no trabalho, perdas e econômicas ou de pessoas queridas e diversas outras razões. Situações com que as pessoas não são capazes de lidar ou de resolverem, as quais podem ser muito bruscas ou perdurarem longamente. As consequências vão desde tristeza, angústia profunda, perda da memória, crimes ou suicido. Também existe ajuda e até solução para isso na medicina.

Além disso, há doenças espirituais causadas pela quebra das leis espirituais, a falta de um relacionamento correto com Deus e com o próximo. Alguns exemplos de enfermidades espirituais começam pela hipocrisia: uma vida de mentiras, confessa-se piedoso, mas faz tudo errado às escondidas; a quebra dos mandamentos, com adultério, furto disfarçado e outras espertezas que toda sociedade faz; a falta de amor, a omissão do bem, o ódio, a amargura, a inveja, a falta de perdão, a falta de apetite das coisas de Deus. Além de ser um mal espiritual, isso traz males psicológicos e físicos. Pecados encobertos trazem tristeza, depressão, envelhecimento precoce, etc. Medicina não cura doença espiritual, só Jesus. (Leia o Salmo 32; Tiago 5. 13-16.).

Conversão é Saúde porque religa o ser humano a Deus por meio de Jesus. Resulta disso paz consigo mesmo e com o próximo, melhoria da autoestima. O Espírito Santo capacita a evitar causas de males físicos e psicológicos. Um crente sincero tem saúde espiritual, evita doenças, busca primeiro a Deus depois os médicos. Jesus pode curar ou dar forças em todas as situações da vida. “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (I Tim. 4.13).

Deixe um comentário