A FIGURA SUPREMA DE TODOS OS TEMPOS – 2º

O Senhor Jesus é a personalidade mais impressionante da História pela Sua perfeição moral e por muitos outros atributos. Há muito o que considerar sobre a singularidade da pessoa de
Cristo e as razões que o tornam fascinante.

Que afirmações fez Ele sobre Sua própria pessoa? Ele proclamou ser humano e divino. Disse Ele que era dos céus, ao passo que os outros eram deste mundo; que Ele estava eternamente com o Pai, que Ele e o Pai eram Um. Certa vez, guardas enviados para prendê-Lo fizeram uma pausa para ouvir Suas palavras de beleza e esperança. Ao regressarem sem Ele, só puderam dar uma explicação: “Nunca homem algum falou como este homem”.

Pensemos em sua obra como mestre. De maneira simples, atraente e poderosa, Ele falava a homens, a mulheres, a crianças sobre o verdadeiro caminho da vida eterna. De maneira diferente, Ele ensinou virtudes, como a humildade, o amor, o perdão e depois cumpriu-as com o próprio exemplo. As palavras de outros mestres tornam-se obsoletas com o tempo, porém as palavras de Jesus têm vigor permanente.

E o que dizer das obras de Jesus em favor do próximo? Ele sempre fez o bem: curou enfermos e até ressuscitou pessoas, expulsou demônios, alimentou famintos, anunciou arrependimento aos pecadores, etc. Realizou obras formidáveis para manifestar a glória de Deus entre os homens. Sua maior obra foi uma missão ímpar: buscar e salvar os perdidos, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate de muitos.

Cristo fascina sobretudo por Sua cruz. Nada nos atrai tanto como esse imã da fé cristã, a cruz. Os homens simplesmente não podem olvidar a estranha figura daquele homem numa cruz. Ao olharem para ela, recordam a promessa de Jesus de que Ele morreria por eles daquela maneira. O suplício da cruz exerce um perene fascínio no ser humano, porque é uma prova visível do amor de Deus.

A presença de Jesus é real. Os primeiros cristãos sabiam que a morte não era o fim. Para eles, Jesus ressuscitara e estava vivo entre eles. Queiramos ou não, Ele está sempre aqui; não nos podemos livrar dele. Temos de fazer alguma coisa em relação a Ele, pessoalmente. Devemos responder a estas perguntas: O que pensamos de Cristo? O que faremos para Jesus?

O Senhor Jesus é a figura suprema de todos os tempos. Se isto é verdade, a maneira sensata de pensar Nele é como o filho de Deus, plenamente divino, que se fez plenamente humano, o Salvador dos homens. Se cremos em tudo isto, Devemos viver de acordo com essa crença, viver com Ele e para Ele.

Diácono Silvano Batista

29/06/2014

Deixe um comentário