No dia 11 de fevereiro, comemora-se o aniversário da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil. Todas as igrejas devem promover trabalhos alusivos à origem desta denominação, como palestras e cultos de gratidão a Deus.
A Igreja Conservadora não tem a pretensão de ser a única e nem a melhor igreja evangélica, mas, como diz em sua Constituição e Ordem, “um ramo da legítima igreja de Cristo”. Ela reconhece e mantém comunhão com todas as igrejas que pregam fielmente a Palavra de Deus.
Como igreja reformada, calvinista, ela adota os Catecismos e a Confissão de Fé de Westminster, crendo, portanto, na inspiração plenária, infalível, inerrante e suficiente da Bíblia, Antigo e Novo Testamentos, como regra única de fé e conduta.
A Igreja Conservadora teve sua origem, como denominação, a partir de uma reunião do Sínodo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, realizada na Primeira Igreja de São Paulo, de 15-28 de janeiro de 1938, quando foram feitas duas consultas, uma do Rev. Alfredo Alípio do Vale e outra do Presbi-tério do Oeste. Ambos perguntavam se “poderiam licenciar e ordenar Pastores que negavam as penas eternas, que afirmavam o aniquilamento da al-ma? E os que negavam isso como ficariam?” A resposta do Sínodo foi que não deveriam ordenar pastores com tais pensamentos.
Como o assunto provocou polêmica no plenário, foi proposto que o jornal da denominação promovesse amplo debate sob o tema, com publicações respeitosas de oficiais e membros. Foram nomeadas também comissões para estudos e publicações. Isto foi realizado durante dois anos, inclusive criou-se o jornal “O Presbiteriano Conservador”, porém as partes não chegaram a um acordo. Aliás, com os debates, dúvidas e negação da Palavra de Deus tornaram-se evidentes. Inconformados, os conservadores decidiram formar a Igreja Presbiteriana Conservadora.
Em 11 de fevereiro de 1940 foi organizada a igreja, com 05 ministros, 22 presbíteros, 21 diáconos, 11 igrejas e 741 membros. Seu hino oficial foi “Campeões da Peleja Sagrada” e sua divisa Judas v. 3.
Hoje a Igreja Presbiteriana Conservadora tem 03 Sínodos, com vários presbitérios, está nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do sul, Rondônia, Acre, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Tem suas federações e confederações de jovens, de senhoras e de homens. Seu Departamento Missionário atua em vários pontos do país, inclusive entre indí-genas. Seu Seminário Presbiteriano Conservador, com professores Bacharéis, Mestres e Doutores em Teologia, forma seus pastores e de denominações irmãs. Seu jornal, “O Presbiteriano Conservador”, continua sendo um testemunho posição bíblica.
Como já se disse, “ainda continuamos na mesma trilha de nossos pais”. “Batalhar pela fé uma vez dada aos santos” é dever de todo verdadeiro cristão. Glória a Deus!
Rev. Iziquiel Mathias da Rocha
03/02/2013