Os principais elementos de culto são: a Bíblia, a oração, a música os sacramentos e as ofertas.
A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é o elemento mais importante do culto cristão, pois todo o ato cristão de adoração é sustentado pela Palavra de Deus. As verdades bíblicas devem modelar o ato de culto, bem como as ideias e o comportamento do adorador (I Sam. 15.22 e23 e Mat. 15.9).
A oração: Orar é cumprir uma ordem do Senhor ( Luc 18.1 e I Tes 5.17). A oração é indispensável ao cristão, que deve praticá-la individual e coletivamente (Mat 6.5-8; At 12.12). Ela é o privilégio supremo dos cristãos, concedido por Deus ao elevá-los à categoria de filhos. Orar é o exercício do direito de filhos na família de Deus.
A música também se destaca como elemento indispensável ao culto. A igreja sempre usou hinos e cânticos na expressão do seu culto. O professor Bill Icher, diz que a música na igreja deve: expressar uma verdade bíblica; expressar doutrina correta; expressar devoção; possuir boa forma literária; ter bom estilo musical; ser apropriada para a ocasião em for usada; adaptada ao uso da congregação. Portanto, não é qualquer música que deve ser usada na igreja no ato do culto (Col 3.16).
Os Sacramentos foram instituídos por Jesus para fazer parte do culto. As Igrejas Reformadas só reconhecem como bíblicos dois Sacramentos: o batismo e a Ceia do Senhor (Mat 28.19 e 26.26-30) Ambos devem ser celebrados publicamente e administrados por pastores ordenados. “Os Sacramentos são santos sinais e selos do pacto da Graça, imediatamente instituídos por Deus, para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como par fazer uma diferença visível entre os que pertencem à igreja e os demais do mundo” ( C. Fé – cap XXVII – 1)
Ofertório sempre fez parte do culto através da história. Há igrejas que comercializam as bênçãos de Deus. O reino de Deus e suas bênçãos não se compram por dinheiro. Ofertar é um elemento integrante da adoração e uma expressão de fidelidade a Deus (Deut 12.4-7; Mc 12,41-44; Heb.13.16).
O Catecismo de Heidelberg, redigido por Zacarias Ursino e Gaspar Oliviano, publicado em 1563 e usado pelas Igrejas Reformadas diz: “O cristão deve frequentar a igreja assiduamente para ouvir e aprender a Palavra de Deus, participar dos Sacramentos, invocar publicamente ao Senhor e contribuir para as necessidades”.
Iziquiel Mathias da Rocha – 22/02/2015