FAMÍLIA, UMA BÊNÇÃO

A igreja dedica o mês de maio para refletir sobre a família. Mensagens, palestras, encontro de casais, jantares, etc, visando fortalecer o bom relacionamento entre cônjuges, pais e filhos e familiares em geral. Todos os fundamentos do relacionamento familiar estão na Bíblia. A importância de tudo isso é valorizar essa instituição criada por Deus com os mais elevados
propósitos.

O ser humano é gregário, precisa de se relacionar com outros, por isso Deus “viu que não era bom o homem estar só e criou a mulher”.

A Bíblia diz que a mulher deveria ser uma auxiliar idônea. Isso significa que ele seria alguém com capacidade de compartilhar pensamentos, sentimentos e atividades no mesmo nível do homem. Seria uma interação perfeita, vivendo um com o outro e para o outro. A finalidade principal do casamento é a realização social, física e psicológica do homem e da mulher. A mais elevada função da vida a dois é o auxílio mútuo.

E para formar a família vem os filhos. A Bíblia diz que filhos são herança do Senhor. Eles vem enriquecer a vida do casal, melhorando o relacionamento, objetivos, a sensibilidade e o interesse de um pelo outro, já que agora têm algo em comum, produto do seu amor, do seu relacionamento e do milagre da criação. O laço de sangue é fortíssimo, coisa de Deus mesmo. Ele estabeleceu o mandato da criação: “crescei, multiplicai-vos, enchei a terra”. A segunda importantíssima finalidade do casamento é a procriação.

Deus, pretendendo ter um povo seu, como diz Sua Palavra, “exclusivo, zeloso e de boas obras”, planejou uma união indissolúvel entre uma mulher e um homem. Deus criou um homem e uma mulher, “macho e fêmea os criou”, Adão e Eva; não Adão e Adão, nem Eva e Eva. Em I Coríntios 7.2, o Apóstolo Paulo diz: “… por causa da prostituição, cada homem tenha sua própria mulher, e cada mulher tenha seu próprio marido”. Deus determinou como evitar a promiscuidade, a depravação sexual, criando o casamento. Uma das finalidades do casamento, portanto, é evitar a imoralidade, o pecado da prática sexual abusiva.

O povo especial de Deus vai se formando através da igreja, razão para que os casais formem uma união matrimonial conforme a lei divina. A igreja é formada por pessoas que são novas criaturas, geradas pelo Espírito Santo, por isso têm um pensamento diferente da filosofia do mundo. Inclusive Paulo diz que os filhos são sementes santas. Este é o quarto propósito de Deus para o casamento: um povo formado por geração legítima.

A família veio de Deus para ser uma bênção para o ser humano e servir ao propósito de glorificar ao Criador.

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha

04/05/2014

Deixe um comentário