A REFORMA RELIGIOSA – VII

Os dois últimos boletins destacaram o momento da Reforma através de Martinho Lutero, terminando com o processo de Roma, em 1518, exigindo sua retratação.

A partir daí, Lutero teve a oportunidade de se defender por escrito. Em 1520, ele escreveu três livros fundamentais mostrando o antagonismo do sistema de salvação papal e o ensino bíblico: “À Sua Majestade Imperial e à Nobreza Cristã sobre a Renovação da Vida Cristã”,- “Sobre a Escravidão Babilônica da Igreja” e “Da Liberdade Cristã”. Alguns de seus pensamentos-chave de sua obra: – “O cristão é um livre senhor sobre todas as coisas e não submisso a ninguém – pela fé”; “o cristão é servidor de todas as coisas e submisso a todos – pelo amor”. “Não fazem as boas obras um bom cristão, mas um bom cristão faz boas obras”.

A resposta do Papa foi a bula de excomunhão Exsurge Domine, que dava a Lu-tero ainda 60 dias para retratar-se do que havia escrito e ensinado. Em 03 de janeiro de 1521, pela bula Decet Romanum Pontificem, Lutero foi excomungado em definitivo, por manter-se irredutível em sua posição. Lutero queimou esse documento em praça pública.

Em 1521, na Assembléia do império, presidida pelo imperador Carlos V, instado a retratar-se, Lutero disse: “Não posso, nem quero retratar-me, a menos que seja convencido do erro por meio da palavra bíblica ou por outros argumen-tos claros. Aqui estou; não posso de outra maneira! Que Deus me ajude. Amém”. Então foi considerado um proscrito pelo Imperador.

Em um sequestro simulado, o Duque Frederico da Saxônia o escondeu e o pro-tegeu no Castelo de Waterburgo. Nesse período, Lutero fez a tradução do Novo Testamento para o Alemão. Os primeiros 5 mil exemplares esgotaram-se em três meses. Em 10 anos houve 58 edições. Pela providência divina, isso coin-cide com a invenção da imprensa de Gutemberg o que facilitou a propagação da Bíblia e seus demais escritos.

Em 1527 a 1529, empenhou-se na organização da Igreja Evangélica. Composi-tor e poeta, o “Rouxinol de Wittenberg” compôs trinta e sete hinos. Ao contrá-rio da missa em Latim, estabeleceu o culto na linguagem do povo, redigiu o “Ca-tecismo Maior” e o “Catecismo Menor”, segundo ele, motivado pela “lamentável e mísera necessidade da doutrina cristã de forma breve, simples e singela” pa-ra homem simples que nada sabia. E, em 1534, após 10 anos de intenso trabalho na tradução do V.T. ele publicou Bíblia.

Com a Reforma concretizada, Martinho Lutero faleceu em 18 de fevereiro de 1546, aos 62 anos de idade, em sua cidade natal, Eisleben, com grande cortejo fúnebre e ao som de todos os sinos, Lutero foi sepultado sob as lajes da igreja do Castelo de Witenberg, onde sempre pregava o evangelho.

Rev. Iziquiel M. da Rocha

18/12/2012

Deixe um comentário