IGREJA É PARTICIPAÇÃO

A palavra igreja significa assembleia, conjunto dos chamados do mundo para servir ao Senhor Jesus. Myer Pearlman dá palavra igreja, a seguinte interpretação: “A igreja é uma companhia de pessoas chamada do mundo, separada dele, que professa e promete lealdade ao Senhor Jesus Cristo”.

A igreja é a família de Deus na terra e uma irmandade através da comunhão espiritual, na qual se aboliram todas as diferenças que separam a humanidade. “Não há judeu nem grego, nem servo, nem livre, nem gregos nem bárbaros, nem homem, nem mulher, mas Cristo é tudo em todos”. A natureza da igreja supera todas as divisões humanas, as divisões culturais, as divisões religiosas.

A igreja é chamada de “corpo de Cristo” pela sua relação mística com Ele e pela unidade dela. Seus membros são denominados “crentes”, posto que sua doutrina característica é a fé no Senhor Jesus Cristo. São chamados de “Cristãos” porque sua religião e seu comportamento giram ao redor da pessoa de Cristo.

Foram chamados de “os do caminho”, por causa de sua forma de vida e sua identidade com o “Caminho”, Jesus. São chamados de “santos” porque foram separados do mundo e literalmente consagrados a Deus. Os crentes são os “escolhidos” de Deus para desfrutar de um glorioso destino e de um ministério importante. São chamados de discípulos porque se submetem a uma preparação espiritual constante, a fim de aprender a glorificar o divino Mestre.

Quando penso em tudo isso, concluo que é um enorme privilégio de pertencer à igreja de Cristo. Deus escolhe, regenera, justifica, salva, santifica, glorifica, faz do crente templo do Espírito Santo e herdeiro do céu. Para isso pagou o regate dos crentes com a vida do Seu próprio filho Jesus e promete estar sempre com eles.

É por isso que Paulo falou que “o amor de Cristo nos constrange” a servi-Lo. Significa: o amor de Cristo é tão grande, tão grande e me envolve de tal maneira, que eu tenho que me dedicar por inteiro ao serviço dele. Isto fez Paulo abandonar tudo e se dedicar com exclusividade à obra de Cristo.

Nem todos podem se dedicar exclusivamente aos trabalhos da igreja de Cristo, mas devem se sentir atraídos, compelidos e envolvidos na participação de tudo que se refere à proclamação do evangelho e à obra de Deus. Os trabalhos da igreja dependem da participação de cada membro. Graças à responsabilidade e ao entendimento de uma parte dos membros da igreja é que há culto todos os domingos, Escola Dominical, reunião de oração e, é pela instrumentalidade de um grupo de fiéis, que a igreja continua a existir e almas são salvas por Deus.

Iziquiel Mathias da Rocha – 22/03/2015

Deixe um comentário