JESUS SENTADO

“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”.

(Salmo 110.1).

Passada a Páscoa, diz a Bíblia que Jesus ficou ainda quarenta dias entre o povo, falando e ensinado sobre o reino de Deus. “Apresentou-se vivo com muitas e incontestáveis provas”,
podendo ser visto, tocado e comendo com eles (Atos 1.3-4). Conforme Paulo, Jesus foi visto por mais de quinhentos irmãos, só de uma vez, dos quais a maior parte ainda estava viva (I Cor. 15).

Depois, foi elevado aos céus e uma nuvem o encobriu. Ouviu-se, então, uma voz que dizia: “por que vocês estão olhando para cima? Jesus foi levado ao céu e há de vir do modo como vocês o viram subir.” (Atos 1.11). Essa foi a hora em que Deus Pai disse ao Filho: “Assenta-te à minha direita…”

Sentar-se ao lado do Pai significa: honra, poder, domínio, glória. O apóstolo Pedro disse: “Jesus Cristo está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades”. (I Pedro 3.22). E Paulo diz que “Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome, sobre todo nome, para que diante de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai”. (Filipenses 2.9-11).

Jesus sentado indica, em primeiro lugar, que uma obra foi concluída. Ele descansou porque Sua obra foi perfeita, completa. Tudo de que o pecador precisa para sua salvação encontra no sacrifício de Jesus. “Jesus, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.” Hebreus 10.12-13.

Jesus sentado indica, em segundo lugar, o exercício da intercessão pelos pecadores. “Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade” (Heb. 8.1). Ele pode nos socorrer nas tentações porque Ele é poderoso e Ele mesmo foi tentado, basta chegarmos a Ele confiantemente a tempo de podermos ser socorridos. Ele é, portanto, o único intercessor entre Deus e os homens.

Jesus sentado indica, em terceiro lugar, o aguardar Sua segunda vinda. “Repondeu-lhe Jesus: eu vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.” Jesus voltará um dia para buscar sua igreja, para julgar os ímpios e para estabelecer seu reino eterno. Sua volta será gloriosa.

Jesus cumpriu nossa pena ontem, é nosso advogado hoje e amanhã virá buscar a igreja.

Rev. Iziquiel M. Rocha

27/04/14

Deixe um comentário