“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”
SL 126.3.
O momento é de agradecimento a Deus pelo aniversário desta igreja, a qual completou 46 anos de organização no dia 22 deste mês. O Salmo supracitado representa o que vai no coração de cada membro desta amada igreja. Chegar até aqui foi uma longa caminhada, com muitos desafios, lutas, altos e baixos, mas, graças a Deus, de muitas vitórias também. Edificada pelo Senhor Jesus, a igreja nasceu para ser vitoriosa.
Em um humilde quarto de hotel, na rua Sete de Setembro, próximo a antiga estação ferroviária, hoje Shopping Estação, no ano de ano de 1958, nasceu a Primeira Igreja de Curitiba. Um pequeno grupo de irmãos, em local tímido e com parcos recursos financeiros, mas com muita fé, deram início ao trabalho. A irmã Otília Paz Martins, era quem dirigia os cultos aos domingos à noite; o Presbítero em disponibilidade, Sr. Abrahão Pinheiro e família; e o jovem Joel Xavier Valim, atual Presbítero, que acabava de chegar de Jacarezinho.
Após alguns meses nesse quarto de hotel, os trabalhos foram transferidos para a casa da irmã Otília Paz Martins. A partir de então, outros irmãos vieram fazer parte da congregação, que recebia assistência do Rev. Horace de Paula, então licenciado.
Mais tarde, a congregação adquiriu uma propriedade no bairro do Boqueirão, uma casa que foi adaptada para a realização dos cultos e da escola dominical. Em função da distância, do tempo e das dificuldades de transporte, os trabalhos eram realizados aos domingos à partir das 14,00h e se estendia até a noite. A despeito da distancia, a igreja era muito bem frequentada, possuía coral, Sociedade Feminina, Escola Dominical, etc.
Depois vieram irmãos do interior e do litoral do Paraná, Sr. Daniel Lourenço, Francisco Meira, Leocadio Agostinho, Sr. Laércio e família e outros. O Pastor responsável pela congregação era o Rev. Francisco Dias Alves e durante seu ministério a congregação organizou-se em igreja e ele foi seu primeiro Pastor.
Finalmente, graças a um grupo de 12 irmãos corajosos, foi adquirido este lo-cal, onde uma antiga casa de madeira serviu de templo até se construir este templo. Por aqui passaram vários pastores, muitas pessoas se converteram aqui e se foram, mas igreja tem cumprido sua missão.
Hoje a igreja tem uma estrutura sólida tanto física como espiritual. Desfruta de boa comunhão, todos os departamentos funcionam, há boa programação, irmãos comprometidos com a obra, novas pessoas ingressando e respira-se um clima positivo. Ainda é uma igreja pequena e muito há para ser feito, porém maiores são os motivos para darmos graças a Deus. Glória a Deus!
Rev. Iziquiel Mathias da Rocha
24/03/2013