A TECNOLOGIA DE DEUS -2º

Deus usaria a tecnologia atual para transmissão de Sua vontade para com os seres humanos? Usaria o Senhor Jesus Cristo a tecnologia para proclamar o Evangelho? Seus apóstolos fariam uso disso? Parece que a resposta é positiva, pois lemos em Hebreus 1.1 que “Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras”. A revelação de Deus foi sempre eficaz. Como lemos, “Deus nunca ficou sem testemunho”. Embora Sua revelação seja extraordinária, Deus se serviu de meios ordinários para tratar com suas criaturas. E tecnologia é fruto da capacidade que o próprio Deus concedeu ao ser humano para o aprimoramento da comunicação e do conhecimento. Logo, a tecnologia deve estar a serviço de Deus.

Deus, portanto, serve-se dos recursos próprios de cada época. Por milênios usou a transmissão oral a fim perpetuar as verdades reveladas. Conforme menção anterior, os princípios morais e espirituais eram ensinados pelos pais e pelos anciãos aos mais jovens. Não eram lendas ou mitos, mas a verdade que o Senhor os fizera saber. E pela ação do Espírito Santo, Deus assegurou que homens falíveis fossem fiéis na transmissão de Sua vontade de forma oral. Noé e Abraão são exemplos da transmissão oral, pois viveram antes que existisse a Palavra de Deus escrita.

Com a invenção da escrita, Deus ordenou que a revelação Dele fosse registrada. O próprio Deus escreveu as tábuas da lei e as deu ao povo de Israel. “Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste” (Êxodo 34.1). Deus revelou a Moisés no
monte Sinai a História da criação, a queda do ser humano, instrui-lhe sobre a Aliança, com Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e habilitou seu servo a escrever, desde sua origem, a história da grande salvação. Depois de passar oralmente as revelações de Deus ao seu povo, Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia. Já com cento e vinte anos, entrega
seus escritos aos sacerdotes para que ensinassem o povo (Êxodo 31.24-29).

O Senhor revela porque Ele quer ser conhecido, Ele quer que o ser humano saiba o que Ele pode nos oferecer graciosamente e o que Ele exige de suas criaturas. Deus não exige nada do homem, sem que primeiro lhe tenha dado as instruções. Eis a razão porque a Bíblia foi escrita.

Rev. IZIQUIEL DA ROCHA

Deixe um comentário