A CEIA DO SENHOR

Instituída pelo Senhor Jesus na véspera de Sua morte expiatória, a Ceia do Senhor é um momento de comunhão com os irmãos e um elevado momento de adoração a Deus pelo Seu imenso e indescritível amor. Na Ceia do Senhor, o pão e o vinho, recebidos em memória
do sacrifício de Jesus, convertem-se em meio de graça que inspira o aumento da fé e da fidelidade a Deus.

A Ceia do Senhor é uma COMEMORAÇÃO. Jesus disse: “Fazei isso em memória de Mim”. Isto significa lembrar-se do sacrifício que Ele realizou na cruz pagando a dívida do pecador, libertando-o da culpa e da corrupção do pecado, da condenação eterna. A Páscoa era uma grande comemoração de Israel, pois lembrava sua libertação do Egito. Era uma enorme razão para se comemorar. E nós? A obra de Cristo por nós é pouco para se comemorar?

A Ceia do Senhor é um momento de INSTRUÇÃO. “Pão e vinho” representam o corpo e sangue do Senhor Jesus. “Pão e vinho” foram trans-formados nos mais elevados símbolos do cristianismo. Jesus os usou para ensinar sobre Sua encarnação. Sendo Ele verdadeiro Deus, foi também verdadeiro homem. E na forma humana Cristo foi à cruz sofrer em lugar dos pecadores e quitar-lhes a dívida e lhes dar a salvação e-terna (Jo 1.14; 6.32-33, 47-51).

A Ceia do Senhor é um momento de INSPIRAÇÃO. Pela fé no sacrifício de Cristo, o crente torna-se participante da natureza de Jesus, isto é, pode desfrutar da comunhão com Ele. A participação da Ceia recorda e assegura que o cristão pode receber o Espírito e refletir o caráter de Cristo (Jo 14.23; 6.57-58).

A Ceia do Senhor lembra a SEGURANÇA da nossa salvação. Ao dizer: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue”, Jesus se faz fiador da nossa aliança com Deus. Ele está ratificando e selando o pacto entre o pecador e Deus. Deus aceitou o sacrifício de Cristo em lugar do pecador (E 9.14-34) e prometeu salvar a todos que por meio desse sacrifício se aproximam do Pai. O sangue é a garantia de que Deus é misericordioso e benigno com o pecador (Hb 9.14-34).

A Ceia do Senhor implica RESPONSABILIDADE da parte de quem participa e de quem administra. Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, diz: “Eu recebi do Senhor” “O que come e bebe indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” Devem, portanto, participarem da Ceia do Senhor, os que crêem, os batizados, em plena comunhão com a Igreja. A mesa do Senhor é solene, exige-se atitude reflexiva e reve-rente do ministro e dos participantes.

Participar da Santa Ceia é comunhão, é adoração, é demonstrar grati-dão, é preparar-se para o encontro com o Senhor Jesus.

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha

20/01/2013

Deixe um comentário