DIA DA ESCOLA DOMINICAL

Terceiro Domingo de Setembro

A Escola Dominical teve seu início em 1780, na cidade de Gloucester, Inglaterra, por iniciativa de Robert Raikes, um jornalista evangélico episcopal, de 44 anos de idade, preocupado com meninos que perambulavam pelas ruas envolvendo-se nos piores delitos.

Em casas e posteriormente no templo, Raikes ministrava-lhes: ensino religioso,
matemática, história e o inglês.

Em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira, publicando em seu jornal, o que Deus ope-rara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester.

Em 1783, já com 7 Escolas Dominicais em casas particulares e com 30 alunos em cada uma delas, passou a funcionar no templo com número maior.

Em 1784, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos na Inglaterra.

Em 1785, Raikes Organiza a primeira União de Escolas Dominicais.

Surgem as primeiras Bíblias, Testamentos e Livros para Escolas Dominicais.

Nos Estados Unidos, as Escolas Dominicais iniciam-se em 1785. E em 1790, inicia-se a 1ª. União de E. D. dos EUA, em Philadelphia, para prover salas de aulas e professores. Em 1797, na Inglaterra chega a 1.000 as Escolas Dominicais.

Em 1800, Raikes é acusado de “profanador do Dia do Senhor”, por fazer a Escola aos domingos… No Parlamento, um decreto tentou proibir Escolas Dominicais em toda a Inglaterra. Tal decreto jamais foi aprovado.

Em 1810, já havia mais de três mil E. D. e com aproximadamente 275 mil alunos.

Em 1811, morre Robert Raikes, com 76 anos, mas viu vidas transformadas, a Escola Dominical com 400 mil alunos só na Inglaterra e implantada vários países.

Em 25/05 de 1824, a União Americana de Escolas Dominicais, em Filadélfia, EUA, torna-se a representante nacional de 723 Escolas afiliadas, com 50 mil alunos.

Em 1831, as Escolas Dominicais chegaram a 1.250.000 alunos.

No Brasil, em 19/08 de 1855, Robert Kalley e sua esposa Dna. Sarah Poulton, casal de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.

A partir de então, em nosso país e em todo mundo, a Escola Dominical fez parte da missão e edificação das igrejas.

O exemplo de Raikes merece ser lembrado e imitado. Precisamos lembrar que Deus é quem levanta e capacitas as pessoas para fins tão elevados. Essa história deve nos inspirar a valorizar a Escola Dominical, como instrumento de evangelização, integração e instrução bíblica. Ser aluno, ser assíduo e pontual, convidar outros a ser alunos devem ser objetivos de todos os membros da igreja, pois isso resulta em glórias a Deus.

Rev. Iziquiel Mathias da Rocha

22/09/2013

Deixe um comentário