A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

A reconciliação é a solução de um problema e o recomeço de uma amizade. A ruptura de um relacionamento traz tristeza, mágoas profundas e o desejo de fugir da presença do outro. Ao cair em pecado, o ser humano tornou-se inimigo de Deus e procurou fugir dEle. Deus, porém, veio ao encontro do homem e propôs-lhe a reconciliação.

O primeiro casal quebrou seu relacionamento com o Criador desobedecendo-lhe uma importante ordem. O que eles fizeram era muito grave aos olhos do Criador. Ele poderia abandoná-los e até tirar-lhes a vida. Ao contrário disso, Deus revela sua misericórdia aos pecadores e sua graça salvadora.

A ingratidão é um dos primeiros aspectos do pecado de Adão e Eva. Deus criou um paraíso para eles. Tudo que se imaginar de felicidade não se compara ao que o Criador concedeu àquelas criaturas. Saúde física, psicológica e espiritual perfeita; nada de morte, dor, choro, saudade; sustento da melhor qualidade; natureza exuberante e frutos em abundância em volta deles; e a maior bênção ter a Deus como um amigo que, além de suprir-lhes em tudo, ainda vem lhes visitar. A ingratidão é sempre dolorosa, mas de alguém que se ama ainda é pior. Isso torna mais grave o pecado de Adão e Eva.

Outra atitude condenável do pecado de nossos primeiros pais foi duvidar da palavra de Deus. Ele lhes havia prevenido de que a desobediência traria a morte. Satanás chegou com outra história. O Criador sabe que vocês serão como Ele, se comerem do fruto proibido, por isso não lhes permitiu saboreá-lo. A mulher, então, desobedeceu e levou consigo seu marido também. Trocaram a palavra do amigo pela palavra do inimigo.

A terceira característica, também repudiável, foi a tendência de esconder o que fizeram. Faltaram com a lealdade. Fugiram do lugar onde deveriam encontrar o amigo no final daquela tarde. Deus, o verdadeiro amigo, vai ao encontro do casal. Eles não estão de muito boa vontade para recebê-lo. Adão culpa a esposa, a esposa culpa “serpente” pelo que aconteceu. Não assumiram o erro.

Mesmo com a ingratidão deles, quebrando a palavra de Deus e tentando ocultar o pecado deles, Deus quer se reconciliar com eles. O Pai não anula as consequências dos erros de seus filhos, mas lhes faz a promessa de restaurar seu relacionamento através do Senhor Jesus (Gen.3.15 cf. Gal. 4.4-5).

Toda raça humana se tornou pecadora e inimiga de Deus, mas Ele continua buscando a reconciliação conosco, conforme escreveu o apóstolo Paulo: escreveu: “Tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” (II Cor, 5.18).

Iziquiel Mathias da Rocha – 25/01/ 2015

Deixe um comentário