A TECNOLOGIA DE DEUS -1º

Se Jesus vivesse hoje estaria utilizando o rádio, a televisão, a internet, celular, as redes sociais para fazer sua obra missionária? E seus apóstolos, principalmente Paulo estariam ou não usando a tecnologia? Usar a tecnologia com sabedoria e, principalmente com a iluminação do Espírito Santo, com certeza, pode ser uma benção.

A forma mais primitiva de comunicação dos princípios morais e informações necessárias dos povos mais antigos era a transmissão oral. Os pais ensinavam os filhos, os mais velhos em geral eram mestres para os mais jovens, daí as histórias, as lendas, os mitos, que, posto não serem verdadeiros, continham um princípio, uma moral ou uma suposta explicação de causas e efeitos dos fenômenos.

É bom ressaltar que, quando ainda não havia a escrita, a mensagem de Deus também foi transmitida de forma oral por milênios, porém, isenta de lendas e mitos. De Adão a Moisés, houve revelações que não foram escritas. Com quem os filhos de Adão aprenderam a prestar culto, oferecer sacrifício? Será que tudo que Deus falou a Noé está na Bíblia? Como Noé se relacionava com Deus a ponto de ser escolhido para uma obra de tamanha envergadura? Como se deu a ordenação do sacerdote Melquizedeque? De que forma Abraão aprendeu que Deus era “o possuidor do céus e da terra” e que deveria entregar-lhe o dízimo? As comunicações entre Deus e Moisés antes da saída do Egito e até o deserto e tudo o mais acima, ocorreram antes de qualquer parte da Bíblia ser escrita. O que a própria Bíblia nos informa é que “Deus nunca ficou sem dar testemunho sobre sua própria pessoa” (Atos 14.7).

A poesia e o canto também precederam a escrita. Sabe-se que estas artes sempre foram excelentes formas de memorização e fixação de conhecimentos. Tanto é que, até hoje, a publicidade e propaganda se servem da música e poesia. O povo de Israel tinha excelentes mestres nestas artes e a empregava muito em sua didática e em sua adoração. Davi e Salomão são bons exemplos disso. Artes usadas por Deus para edificação do Seu povo e para fixar e transmitir a vontade Dele às gerações futuras.

Só mais tarde, Deus inspira e ordena a homens escolhidos para registrarem Sua revelação e termos a Bíblia completa. Cerca de 40 autores, em aproximadamente 1.500 anos, escrevem o maior livro da Terra e do Céu.

Rev. IZIQUIEL DA ROCHA

Deixe um comentário