DESAFIOS DA IGREJA ATUAL

A igreja evangélica brasileira enfrenta quatro problemas graves que precisam ser corrigidos, sob pena de entrar em declínio.

O primeiro problema é a influência danosa do liberalismo teológico. O liberalismo não crê na inerrância, nem na infalibilidade e nem na suficiência das Escrituras. Olha para a Bíblia como um livro cheio de erros e contradições. Não aceita sua inspiração nem sua autoridade. Esvazia a Palavra de Deus de seu conteúdo divino e nega que ela seja nossa única regra de fé e prática. Onde o liberalismo chega, ela mata a igreja. Matou igrejas na Europa, na América do Norte e está matando no Brasil.

O segundo problema que ataca a igreja brasileira é o sincretismo religioso. Vivemos numa cultura mística, de idolatria, kardecismo e cultos afros. O sincretismo é mistura de crenças, é a paganização da fé evangélica. Enquanto liberalismo retira da Bíblia o que lhe convém, o sincretismo acrescenta o que não é Bíblia. Este é o apetitoso cardápio para atrair pessoas. Pregam-se sonhos, visões, e revelações que brotam de corações enganosos; não o evangelho bíblico da graça.

O terceiro problema que ataca a igreja brasileira é o da ortodoxia morta que mata a igreja. Não basta ter a doutrina certa, é preciso ter a vida certa. Não basta ter luz na mente, é preciso ter fogo no coração. Há crentes ortodoxos de cabeça, mas hereges de conduta. Há um abismo entre sua crença e sua vida. Há sermões áridos como um deserto que endurece o coração. A pregação precisa ter a eloquência do Espírito. Não basta proferir a Palavra de Deus, é preciso ser a boca de Deus.

O quarto problema que ataca a igreja brasileira é o analfabetismo bíblico. Embora o Brasil seja o maior produtor de Bíblias do mundo, ainda há analfabetos da Bíblia. Há milhares de crentes superficiais, desconhecendo a verdade, vivendo à mercê da mentira, da heresia e daquilo que o Senhor não falou.

A única forma de reverter essa situação é uma volta para a Palavra de Deus, uma reforma religiosa e um reavivamento espiritual que nos aqueça de novo o coração. Precisamos da revitalização da pregação. Em todos os reavivamentos, na Bíblia e na história, Deus moveu o coração do povo buscar a Palavra de Deus.

(Extraído e adaptado Do livro “Revitalizando a Igreja” de Hernandes Dias Lopes e Arival Dias Casimiro – pag. 64-68 – Extraído e adaptado pelo Rev. Iziquiel M. da Rocha)

Deixe um comentário