PREPARAÇÃO PARA O DOMINGO

“A família está reunida na igreja no domingo de manhã. O culto está para começar. O pastor faz uma pergunta, antes mesmo da invocação. Pergunta: ‘Quantos de vocês tomaram tempo para preparar sua alma para esse dia, o Dia do Senhor?’ Como você responderia essa pergunta? E qual teria sido nossa resposta no domingo passado?

Muito já foi dito sobre a guarda do sábado, e com razão. Na verdade, nosso país tem culpa em estar sempre violando o mandamento, desrespeitando o dia; e os cristãos nascidos de novo estão se juntando aos outros nisso.

Mas possivelmente alguma ênfase deva ser colocada na questão do preparo para o dia. Parece que pouco é dito sobre este aspecto importante. Poderia bem existir mais guarda do domingo, se houvesse mais preparação para esse fim!

Como podemos nos preparar para o domingo? Que coisas seriam importantes fazer para estarmos melhor preparados para o Dia do Senhor? A seguinte lista poderá auxiliar ao buscarmos viver para Deus nesta área:

  1. Dedique de antemão Dia do Senhor e regozije-se com a perspectiva de o Sábado Cristão. Reconheça que é realmente o Dia do Senhor. Devemos procurar, pela sua graça, fazer com que seja um dia especial de bênção para nossa alma.
  2. Use boa parte do tempo no sábado à noite para um retiro espiritual. Recolha-se a um canto com a bíblia e com oração, enchendo com as coisas que são de Deus. Reconheça que seu coração precisa ser limpo das coisas do mundo, coisas necessárias, possivelmente, mas coisas que entraram para sufocar a Palavra.
  3. Use algum tempo para meditação. Em lugar de só ler a Palavra e orar, pense nas coisas de Deus e nele próprio. Pense nas obras dele, na sua santidade, no maravilhoso fato da redenção, na segunda vinda do Senhor Jesus Cristo.
  4. Ore pelo pastor, para que ele esteja preparado para pregação da Palavra, o meio principal de graça. Coloque-o perante o Trono da Graça; ore para que ele seja um vaso apto para uso do Mestre.

Já é tempo de o povo de Deus, os salvos, prepararem-se para o Dia do Senhor e suas atividades. Assim como o povo de Israel tinha de lavar o corpo antes que a lei lhes fosse apresentada, assim também os crentes em Cristo devem preparar a alma para o Dia do Senhor (Ex.19.10). Pensem como seria bom o resultado na sua obra, se seu povo fizesse retiros espirituais preparando-se para o Dia do Senhor.”

Leonard T. Van Horn (Estudos no Breve Catecismo de Westminster)

Deixe um comentário